Como funciona:
O consumidor através do Smart Card, faz o carregamento do volume de água que pretende nos pontos de venda específicos através de uma forma bastante simples, podendo assim administrar o crédito e monitorizar o seu consumo. Quando o saldo do cartão chega ao fim, automaticamente a válvula do medidor de água bloqueia e só volta a abrir quando o consumidor efectuar um novo carregamento do seu Smart Card.
O uso de Smart Card também permite que nas vendas a crédito nos postos de controlo o consumidor fique a saber o nível de bateria do medidor de água, a intervenção do estado, período, títulos e taxas. As novas taxas e informações sobre o período no Smart Card são actualizados periodicamente em cada carregamento de crédito. Depois de carregadas as actualizações no Smart Card, o medidor de água facilmente lê as informações contidas e é actualizado.
Em caso de interferência, o medidor de água fecha a válvula e corta o consumo de água. Os funcionários da administração local restabelecem as funções do medidor de água através de Smart Card autorizados, caso contrário o contador de água permanecerá com a sua válvula fechada. Cada medidor de água tem o seu próprio Smart Card exclusivo.